ALERTA GERAL nesta quarta 27/11 para quem usa o PIX acaba de sair e assusta brasileiros

Nesta terça-feira (26/11), o Banco Central (BC) informou sobre um novo vazamento de informações no Pix. Esta é a 12ª ocorrência somente neste ano, conforme informações do órgão monetário.

Nesta ocasião, 1.378 chaves Pix pertencentes à Cronos Instituição de Pagamento Ltda., a fintech Cronos, foram divulgadas “devido a falhas pontuais nos sistemas dessa entidade”. Os episódios aconteceram de 5 a 8 de novembro.

ALERTA GERAL nesta quarta 27/11 para quem usa o PIX acaba de sair e assusta brasileiros
ALERTA GERAL nesta quarta 27/11 para quem usa o PIX acaba de sair e assusta brasileiros

Os seguintes dados foram expostos:

  • nome do usuário;
  • CPF;
  • instituição de relacionamento;
  • agência e número da conta.

Em nota, o BC explicou que “não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”.

De acordo com o Banco Central, os clientes cujos dados cadastrais foram obtidos através do incidente serão notificados apenas através do aplicativo ou do internet banking do banco.

“O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, destacou a autoridade monetária em nota.

12º vazamento de chaves Pix

O vazamento mais recente foi divulgado pela Caixa Econômica Federal. O incidente aconteceu entre os dias 24 e 25 de setembro e revelou informações sobre 644 chaves Pix sob a responsabilidade da Caixa.

No ano inteiro, aproximadamente 261.376 chaves tiveram seus dados expostos, de acordo com o Banco Central.

Pix terá novas regras

Para intensificar a luta contra fraudes e golpes relacionados ao sistema de pagamento Pix, o Banco Central (BC) implementará novas normas a partir de 1° de novembro.

A primeira alteração no Pix, que entrará em vigor na próxima sexta-feira, será a implementação de novos limites de segurança. Em um novo aparelho, as transações instantâneas estarão restritas ao montante de apenas R$ 200.

Adicionalmente, em aparelhos móveis e computadores que não possuam registro nas instituições financeiras, o valor máximo diário para envios de dinheiro por Pix será de R$ 1.000.

Esta nova norma se aplicará a qualquer dispositivo móvel ou computador que o banco não identifique. Portanto, para aumentar o limite, será necessário registrar o aparelho no sistema bancário.

Em outras palavras, se você costuma utilizar o Pix nos mesmos dispositivos, nada irá mudar. Contudo, caso substitua seu telefone ou computador, será necessário registrá-lo na instituição para realizar mais transações.

Assim, é imprescindível confirmar que é o proprietário da conta quem está efetuando o Pix. Para o Banco Central, essas alterações vão reforçar a proteção do usuário e prevenir transações fraudulentas.

Mudanças no Pix para o próximo ano

Além das novas normas que começarão a valer em 1o de novembro, o ano de 2025 também está repleto de alterações para aprimorar ainda mais o método de pagamento. Dentre as opções, está o Pix Automático.

Esta alteração visa simplificar pagamentos que ocorrem regularmente, de maneira automatizada. Por exemplo, despesas com água, energia elétrica, academia, streaming, condomínio, entre outras.

Assim, eliminará a exigência de autenticar cada transação financeira através do Pix. Contudo, é necessário consentir com a cobrança automática junto ao banco onde a sua conta está aberta.

Além de proporcionar muito mais comodidade e prevenir a falta de pagamento por parte dos pagadores, a ação também favorece os receptores. Por fim, diminuirá os gastos operacionais.

Além disso, o Pix por Aproximação está em desenvolvimento pelo Banco Central em colaboração com a Cielo, com previsão de lançamento para 2025. Portanto, o processo será parecido com o pagamento por aproximação dos cartões de crédito.

Além disso, as entidades financeiras precisarão aprimorar suas tecnologias de proteção. Assim, as novas diretrizes tornarão o Pix muito mais seguro, permitindo que você realize seus pagamentos sem preocupações!

Thaymã Rocha

Especialista em Redação, escreve textos para o Benefícios do Dia com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *